domingo, 11 de outubro de 2015

Negro de Destaque Nacional e Internacional pelo seu Talento Intelectual

O artista Antônio Ribeiro da Conceição (popular Bule - Bule), nasceu em 22 de outubro de 1947, filho do território de JACUÍPE (hoje Antonio Cardoso-BA), foi homenageado por seus conterrâneos perante semana de reflexão sobre as tristes heranças socioeconômicas, deixada pela escravidão na sociedade brasileira e na étnia negra ou preta.
A homenagem ocorreu na Praça com o mesmo nome do artista, sendo um dos mentores do evento Paulo de Almeida e o grupo Raízes do Samba de Tócos. Segundo a revista “Mostra Sesc de artes: Aldeia Olhos D´água” (2011, p.14): “o grupo Raízes do Samba de Tócos existe a mais de 30 anos e é composto por vinte e três pessoas entre sambadeiras e tocadores. Em 2002 foi reconhecido como patrimônio histórico da humanidade pelo INFAN e pela UNESCO através da Associação de Sambadores e Sambadeiras de Santo Amaro (ASSEBA) por ser um samba tradicional e ter os seus instrumentos fabricados de forma artesanal, herança essa dos negros quando eram escravos nas senzalas”.
Na Alemanha existe um museu que leva o nome do artista, enquanto, na sua terra natal não possui. Vergonha para os moradores e governantes locais!

BULE-BULE

A terra que não honra o brilho de um filho como Bule-Bule não justifica sua propria existência.













Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all