terça-feira, 10 de novembro de 2015

O Distrito de Oleiros e seus Dilemas

O distrito de Oleiro limita com os municípios de Santo Estêvão e Ipecaetá. Sua economia baseia na agricultura familiar e no artesanato de barro. Tudo indica que a prática do artesanato tenha sido uma herança cultural dos índios que viveram aqui na região.

Capela da Igreja Católica de Oleiros
 Entretanto, vários governos municipais já se passaram pelo município e nenhum deram incentivo ao artesanato do local. Os moradores, constituídos de famílias pobres, tiram seu sustento da modelagem do barro. Geralmente eles produzem pela iniciativa própria. A comercialização fica limitada a feira livre da cidade de Santo Estevão, por falta de incentivo do governantes locais.

Capela da Igreja Católica de Oleiros
 Apesar do governo estadual e federal terem vários programas sobre a Economia Solidária, ligados a SETRE/BA e aos ministério federais, para fomentarem a economia de locais pobres, os governantes locais continuam ignorando o potencial econômico do distrito. Enquanto isso, seus moradores continuam passando várias privações para sobreviverem.

Capela da Igreja Católica de Oleiros
Por outro lado, o próprio poder público municipal deveria explorar o potencial das tecnologias da comunicação para fazer a divulgação e estimular o turismo ecológico e rural no município. Talvez, essa iniciativa alavancaria o comércio local e a criação de renda para as famílias pobres.
 O que se percebe, há décadas, é que os governantes locais só se preocupam em dominar o poder local. Apenas para se beneficiarem com os salários dos cargos municipais e favorecerem seus familiares e amigos. O resto da população sobrevive a própria sorte.
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all