quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

UMBURANAS


 2ª Igreja Histórica do Território do Município de Antonio Cardoso - BA.

O atual distrito de Umburanas foi criado por um padre do Adro. Em 1823, o vigário de Santo Estêvão do Jacuípe (Adro ou atual cidade de Santo Estevão) fez o pedido ao Arcebispado da Bahia para criar a capela de Nossa Senhora do Resgate visando administrar o território da capela de Jacuípe (Santo Estêvão velho). Maiores informações clique aqui

O distrito foi criado com o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas pela Resolução Provincial nº 183, de 10 de abril de 1843, sancionada pelo Presidente da Província da Bahia, Joaquim José Pinheiros de Vasconcelos. Foi instalada e elevada à condição de Freguesia através da Resolução do 17º Arcebispo da Província da Bahia Dom Romualdo Antonio de Seixas, com a denominação de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas e continuou na condição de filial da Freguesia de Santo Estêvão do Jacuípe (Adro ou atual cidade de Santo Estevão) até 1876.

Praça Bule-Bule em homenagem
ao Poeta
A partir de 1876, a Freguesia Resgate ficou sob posse da Freguesia de Nossa Senhora Santana e em 1884, passou para a administração da Freguesia de São Gonçalo do Amarante (hoje cidade de São Gonçalo dos Campos). 

Em 1938, denominou Uberlândia e em 1943, Tinguatiba. Em 14/04/1963, foi elevada à categoria de Município emancipado de São Gonçalo dos Campos com a denominação de Antonio Cardoso (prestigiando apenas uma família do município).                                  


Único Colégio Estadual do Município
         
Povoado de Queimadas



Câmara Municipal de Vereadores
(antigo polivalente, espaço cultural que
tomaram da sociedade)
Paço Municipal  Foto:Jailton Nascimento
Capela do milagre de São Roque Foto:Marcos Mendes

Jardim Comunitário da Praça das Pedras



Entrada da Sede
Umburanas
Mercado Municipal
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all