terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A Ignorância e a Estupidez Destroem a Riqueza do Patrimônio Histórico e Ecológico do Município de Antonio Cardoso/BA

Fazenda Cavaco, Foto Telito
O município de Antonio Cardoso (ex - Jacuípe e depois Umburanas) possui três fortunas que poderiam servir para alavancar a economia local. Dentre elas destacam-se: a riqueza histórica, a abundância ecológica e o artesanato tanto o de barro quanto o de outras espécies. Mas infelizmente a ignorância e a estupidez dos moradores e dos governantes municipais vem destruindo sem medir esforços. 
Fazenda Santo Antonio, Foto Telito
O patrimônio histórico e memorial do município está quase eliminado. Várias fazendas históricas das comunidades, do período da escravidão,  já foram demolidas e as últimas que restam estão em péssimas condições de conservação. Por falta de políticas públicas municipais de preservação. 
Igreja de Jacuípe - distrito de Santo Estevão Velho
Outro patrimônio em ameaça são os restos dos documentos antigos. Alguns estão conservados por situarem na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, no arquivo público do estado da Bahia e provavelmente em Cachoeira e São Gonçalo dos Campos. A civilização de um povo é marcada pela sua cultura.

Fazenda Bananeira, Foto Telito




No município também existe o artesanato de barro (clique aqui) principalmente no distrito de Oleiros e de outras espécies em várias comunidades. 
Ainda destaca na cultura popular o samba de roda nas comunidades de Tócos e no distrito de Poço (clique aqui). Também tem relevância na literatura de cordel e repente nordestino, por ser a terra natal do artista Bule-Bule (clique aqui), renomado nacional e internacional. 
Sítio Novo
Lamentavelmente nada disso expressa valor para os governantes municipais. Já dizia Simón Bolívar A escravidão é a filha das trevas; um povo ignorante é um instrumento cego de sua própria destruição: a ambição e a intriga abusam da credulidade e da inexperiência de homens desprovidos de todo conhecimento político, econômico ou civil.”
A Câmara de Vereadores que deveria zelar dessa riqueza perde tempo discutindo assuntos ridículas e inúteis. Enquanto a economia do município poderia está arrecadando com o turismo histórico, ecológico e rural. Ajudando  na melhoria das condições de sobrevivência das famílias e no combate a miséria. 

Igreja de Jacuípe - distrito de Santo Estevão Velho
Em municípios onde a população é civilizada e instruída, os moradores arrecadam fortunas com o turismo. Como é o caso de Cachoeira, Porto Seguro e outros que atrai turista até de outros países. As vezes por oferecerem confortos apenas com a preservação da natureza.
O município de Antonio Cardoso também situa em uma zona de transição climática. Entre o litoral nordestino e o sertão baiano. É banhado por três rios com volume considerável de água, que são o Paraguaçu, o Jacuípe e o Curumatai. A região constitui-se de dois biomas distintos: a mata atlântica e a caatinga. No entanto, o destino dos recursos naturais tem sido o mesmo do patrimônio histórico. Brevemente se esgotará. Para aprofundar sobre o meio ambiente na região clique aqui.
O povo que não sabe cuidar de suas próprias riquezas não pode ser digno de sua história. Acaba ficando submisso à dominação de outros povos. Por ignorar suas raízes. Além de ser o próprio causador de suas privações. 


Share on :

1 comentários:

Anônimo disse...

Em terra de ignorantes "tem mais é que botar tudo abaixo". Só assim para ver se esse povo acorda.

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all